terça-feira, 19 de maio de 2015

"Por cabeços e vales de pedra"- II


Do estacionamento do Intermarché em Porto de Mós, olhamos para a Serra da Pevide (ou da Mina) e sabendo que o nosso primeiro destino passava por ali, ficamos logo com a ideia de “descolagem “!?!?! Aquela sensação que se experimenta quando viajamos de avião e o aparelho, para se alcandorar às alturas, puxa pelos motores ao máximo por forma a vencer a gravidade.

Foi assim que me senti à medida que, paulatinamente, ia subindo pela Corredoura, por uma estradão em gravilha e, concomitantemente, ia negociando o melhor caminho, entre os regos espalhados pelo mesmo. Ao chegar ao miradouro onde se inicia a ciclovia da corredoura, o meu motor entrara em “red line” e o calor que, àquela hora matinal, já se adivinhava vir a ser de Verão (!?!?!),não ajudava, em nada, à refrigeração do “motor”. 
Valeu aqui ,poder escolher seguir pela ciclovia plana e atapedada de bom piso, para estabilizar as pulsações e não comprometer o resto da viagem. Seguimos assim, durante cerca de 6 quilómetros pelo caminho onde antes era Caminho de Ferro Mineiro do Lena

Pouco depois de Vale Figueirinhas, entrámos no alcatrão e durante aproximadamente 3 quilómetros fomos percorrendo neste piso a Bezerra , Vale da Portela e Portela de Vale de Espinho de onde divergimos ao encontro do single track doVale de Espinho onde, depois de quilómetro e meio de diversão,  desembocámos no estradão que nos leva a Alqueidão do Arrimal . 

Na Lagoa grande do Arrimal, fizemos a primeira paragem do dia, apreciando a lagoa e enchendo os “reservatórios” de energia.
Mais uma vez, seguimos com um mistura de alcatrão e estradão até Bemposta e depois Mendiga. Nesta localidade, mostrava-se altaneiro à nossa frente o Cabeço da Giesteira e, como o que tem que ser tem muita força – ou alguma- lá fomos subindo pelo estradão em gravilha solta até nos “aplanarmos” no alcatrão até que o deixámos antes do Cabeço das Pombas.

Começava aqui , no planalto da Serra de São Bento ,o primeiro contacto com os campos de Lapiás - formações típicas de relevos cársicos- e entrámos em caminhos agrícolas e terrenos pastorícios que indiciam a principal atividade agrícola desta zona.
Foi assim que, vagueando pelos habituais muros e muretes e por um outro single track, emparedado entre aqueles labirínticos caminhos, chegámos ao Covão do Sabugueiro e depois de um rápido estradão em gravilha chegávamos ao alto do Patelo e ao inicio do lado Sudeste da Costa de Alvados
Desta vez, fizemos este trajeto no sentido Sudeste-Nordeste o que, embora crie uma maior dificuldade em fazer a parte entre-muros, por ser ligeiramente a subir e com "degraus" em pedra e laje, esta pequena contrariedade é largamente compensada, quando a seguir se nos apresenta a parte “despida” da costa onde também se inicia a ligeira descensão que nos permite, sem quase pedalar, usufruir do "paisagístico" e vertiginoso single track sobre a ribanceira.

Depois dos mais de 4 quilómetros pela Costa de Alvados, chegámos ao momento técnico do percurso; a “diagonal”, assim epitetada por se assemelhar a um perfeito traço desenhado a diagonal pela Costa de Alvados, feito por um qualquer projetista radical. 
O piso é feito de pedra solta e protuberante, de drops pouco ou muito acentuados, que nos dão uma incessante trepidação durante cerca de um quilómetro e que nos deixa, no final, uma sensação de ardor nas mãos e formigueiro nos pulsos e os discos de travão ao rubro.

Estávamos agora na Lagoa de Alvados e percorremos o estradão até Zambujal de Alcaria e depois abandonando o alcatrão até ao vale do Castanhal e de aí sempre a subir por estradão até sairmos deste para nos dirigirmos ao divertidíssimo single track de Covão de Olés....
Aqui, percorremos quilómetro e meio de maravilha Singletrackiana seguido de um estradão rápido enclaustrado entre o vale deCasais dos Vales.
Da melhor maneira se estava quase a acabar este percurso e logo entrámos no alcatrão que nos levou a passar de raspão porSão João Baptista, depois Eiras de Lagoa e de aí a nada em Porto de Mòs, local de início.
48 km com quase 1.000 de acumulado de subidas, foi o menu apresentado e avidamente consumido. Venha mais.

Aqui fica o track GPS do percurso:

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=ctekzwjovhwlznby














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